Inauguração do bicicletário da EMTU em São Bernardo

(Mensagem originalmente escrita em 04 de julho de 2007, na lista da Bicicletada)

Hoje cedo compareci à inauguração do bicicletário do terminal de ônibus da EMTU em São Bernardo do Campo.

Logo cedo me vesti a caráter, preparei a magrela e peguei a nova avenida Lauro Gomes, rumo ao centro. Estava em dúvida sobre que parte do terminal o bicicletário estaria, pois o acesso não é dos melhores.

Chegando lá, encontrei o Maurício que participa também dos passeios da CAB e já avistei uma grande multidão bem no começo do terminal, quase na entrada dos ônibus e tróleibus da EMTU (os ônibus municipais param no terminal em frente). Era ali mesmo. Até marchinha da PM tinha. Mal pude ver como era o bicicletário e fui abordado por dezenas de repórteres e fotógrafos. Como eu estava com meu “uniforme” e a magrela bem equipada, todos acharam que eu era competidor. Me senti um verdadeiro mega-star! 🙂

Os repórteres dos jornais e tv locais queriam saber o que esse bicicletário significava para mim e para os ciclistas em geral. Fiz questão de relevar a importância de iniciativas como essas, assim como novas ciclovias e ciclofaixas, pois o que precisamos é de mais bicicletas e menos carros nas ruas. Para alguém que usa a bicicleta como meio de transporte, tanto para lazer e trabalho, como eu, um local para deixar a bicicleta enquanto vou a clientes, lojas, bancos e outros lugares é essencial. Espero que meus depoimentos façam as pessoas e alguns políticos abrirem o olho para essa questão.

Passado o alvoroço, cortaram o laço e abriram o bicicletário, e pude conferir como ficou. O local usado para o bicicletário é a estrutura de um ponto de ônibus desativado. O espaço em volta da estrutura de concreto coberta foi fechado com grades e uma estrutura de ganchos foi montada, capaz de guardar 40 bicicletas, com iluminação. Para usar o bicicletário, você precisa fazer um cadastro e recebe uma carteirinha. O local fica trancado e é vigiado durante todo o horário de funcionamento, das 6 às 22hs.

Fiz meu primeiro teste deixando a bike ali, pois tinha de ir para o banco. Um dos funcionários me pediu para que eu “depenasse” a bike, ou seja, retirasse todos os acessórios. Aproveitando a onda, sugeri para os organizadores para incluírem um armário no bicicletário para capacete e acessórios, como o Carrefour faz para as motos. Já que é recomendável que todos os ciclistas usem capacete, deixar seus acessórios lá, seria mais cômodo do que carregar tudo isso por aí. O bom foi que eles pareceram ter gostado da idéia, vamos ver se isso vira.

Durante o evento, fiquei sabendo que estão planejando uma ciclovia da Vila São José até o centro, de aproximadamente 10km. Uma boa notícia, se realmente sair do papel.

Anúncios

2 Respostas para “Inauguração do bicicletário da EMTU em São Bernardo

  1. Oi, sou de Niterói-RJ e amante das bicicletas. Bom saber que em Sampa as coisas estão se encaminhando bem nesse sentido. Por aqui está tudo muito devagar. O governador disse que transformaria o Rio na capital da bicicleta, começando pela minha cidade. Vamos ver. Visite o meu blog: gentelesa.wordpress.com. Vou colocá-lo em meus favoritos. Abçs.

  2. Pingback: São Bernardo e a… bicicleta? Onde?? « pedal-driven

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s